sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mozilla libera Firefox OS 1.3 para parceiros: confira as novidades



O Firefox OS é mais um sistema operacional mobile que está tentando entrar na corrida dos smartphones. O sistema é voltado principalmente para aparelhos de baixo custo e quer combater a completa dominação do Android no segmento de aparelhos mais simples e baratos. Até o momento, entretanto, há poucos modelos no mercado, sendo que o SO apenas começou a dar os primeiros passos. A novidade de hoje é a grande atualização que a Mozilla liberou para suas parceiras. O Firefox OS recebeu uma série de melhorias e recursos que faziam falta na primeira versão.
O Firefox OS recebeu em sua versão 1.3 um gerenciador de interface dual-SIM. Agora, os usuários poderão ter aparelhos com dois chips de operadoras diferentes e controlar ações e conteúdos referentes a cada linha de forma organizada. Com relação à câmera, o SO agora tem suporte para flash e autofoco contínuo, caso o aparelho em questão possua hardware compatível. O app de galeria também foi atualizado e, agora, está mais organizado, podendo separar fotos em categorias.


Música

Ao consumir música no Firefox OS 1.3, os usuários devem notar algumas diferenças interessantes em relação à versão anterior. Controles de faixas do player-padrão e do app de rádio agora estão disponíveis na área de notificações e também na tela de desbloqueio. Fora isso, a aparência desses elementos ficou bem mais agradável.
Entre essas novidades, o mais interessante pode ser a forma como o SO consegue organizar os ícones de aplicativos na sua tela inicial. Ele pode agrupar esses elementos de acordo com sua categoria. Assim, se você baixou na loja de apps várias redes sociais, ele deve colocar todas elas próximas umas das outras. Caso você tenha alguns itens para ler notícias, por exemplo, também terá organização semelhante de forma automática.
Há ainda alguns melhoramentos no app de SMS e MMS, assim como no cliente de emails. Agora, o SO é compatível com cerca de 20 idiomas diferentes, incluindo o português brasileiro.


Para desenvolvedores

No campo do desenvolvimento, o SO também evoluiu bastante. Agora, ele é compatível com o WebGL, Asm.js e WebAudio, elementos importantes para a produção de jogos. Além disso, há ainda suporte para NFC e um bocado de APIs também foram incluídas provenientes do pacote Gecko 28, além de uma framework para possibilitar streaming de conteúdo no SO.

Ainda não há uma previsão para a atualização de celulares existentes que rodam o sistema operacional, mas os novos modelos devem sair de fábrica com a novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário